História

A História do Clube dos Marimbás. Lorem ipsum dolor

O Clube dos Marimbás foi fundado em 5 de abril de 1932 e teve seu nome inspirado no Marimbá (Diplodus argenteus), uma espécie de peixe que era muito comum nas águas do atual posto seis de Copacabana, onde ficava a primeira sede do clube.

O Marimbás foi idealizado por 36 rapazes que decidiram criar uma entidade voltada para a pesca. Os fundadores, dentre eles o Dr. Roberto Marinho (ex-presidente das Organizações Globo), foram fundamentais para a introdução da caça submarina no Brasil.

Em 1941 o clube conseguiu sua sede definitiva no final da praia, junto ao forte de Copacabana, por intermédio do Presidente Getúlio Vargas, que passou então a ser seu Comodoro de Honra no final do mesmo ano.

O anteprojeto do Clube dos Marimbás, inspirado em um navio ancorado, leva a assinatura do renomado arquiteto Lucio Costa e do russo Gregori Warchavchik, ambos importantes expoentes da arquitetura modernista no país. O projeto, no entanto, foi concluído pelo arquiteto Paulo Antunes Ribeiro.

Fiel à pratica esportiva desde sua fundação, o Clube dos Marimbás foi um marco no desenvolvimento da caça submarina, não só pela promoção de competições, mas também pela criação e adaptação dos equipamentos necessários à atividade e até importação dos mesmos quando inexistentes no Brasil.

Em 2017 foi lançado o livro “ Clube dos Marimbás – Uma história à beira-mar”, escrito por Ney de Carvalho, contando e ilustrando em belíssimas imagens, a história do clube ao longo dos anos.

Com suas varandas debruçadas sobre o mar de Copacabana e seus 86 anos de existência, o clube vêm modernizando suas instalações e se preparando para ser palco de muitas outras histórias que estão por vir.